Onde está a Inovação?
Num ano totalmente atípico devido à pandemia, o tema INOVAÇÃO ganhou muito destaque no cenário das companhias brasileiras. A disrupção tecnológica que atinge grandes empresas e setores inteiros da economia, está criando caminhos diferentes. Um deles é o investimento de grandes players de mercado em startups e novos modelos de negócios, para estar sempre na vanguarda da inovação.
Será que este movimento é sustentável?
Os temas em alta e que norteiam a busca pela Inovação estão relacionados à transformação digital, aumento de eficiência com redução de custos e entendimento da problemática do cliente. Junto trazem alguns desafios como: planejamento para otimizar as chances de sucesso, alinhamento estratégico e avaliação dos riscos associados.
Como podemos falar em inovação fazendo a relação com os temas citados?
Podemos pensar em como Big Data Analytics, Cloud Computing e Inteligência Artificial podem interagir na transformação digital, no aumento de eficiência com redução de custos e no entendimento do cliente para fazer a diferença. Só isso resolve? Claro que não. E por quê?
Toda esta inovação precisa ter pessoas para conduzir o processo. Pessoas para buscar a inovação e direcionar o negócio para o caminho proposto.
Falando de pessoas, elas precisam ter habilidades, que podem ser divididas em 2 grupos:
1. Domínio de Hards Skills:
a. Data analytics;
b. Mercado;
c. Bussiness;
d. Softwares ou hardwares, entre outros.
2. Domínio de Soft Skills:
a. Pensamento analítico e criativo;
b. Empatia com cliente;
c. Iniciativa;
d. Raciocínio e solução de problemas
Muitas dessas habilidades podem ser complementadas com ajuda externa de especialistas. Será que só buscar ajuda é a melhor solução para termos uma equipe com as habilidades necessárias para vencer as barreiras que podem dificultar a busca pela Inovação? Entendemos que não, pois mesmo com ajuda temos que dar total enfoque à barreira que a área de Gestão de Pessoas terá no recrutamento e retenção dos talentos necessários para gerar ou para buscas a Inovação. Temos que pensar em estratégias para:
a) como recrutar pessoas que se enquadrem nos novos modelos de negócio que estão surgindo, principalmente aqueles inovadores que estão sendo gerados através de star ups;
b) como preparar/adaptar essas pessoas para a Inovação; e:
c) como retê-las para dar sequência à mudança e transformação cultural.
Não ter as pessoas certas, preparadas e com vontade de permanecer no negócio compromete todas a busca pela transformação cultural, consequentemente com o negócio. Superar este desafio torna a área de Gestão de Pessoas um elo estratégico e imprescindível no processo de busca pela Inovação.
Leia também:
Comments